terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Matrix


O filme Matrix deixou os expectadores muito curiosos para saber o que é a Matrix. Na estreia, a explosão de cabeça foi enorme e a repercussão maior ainda. Esse filme não traz apenas cenas de lutas intensas e efeitos especiais revolucionários como o bullet-time*, mas traz também uma filosofia e um enredo assustador que nos faz pensar muito sobre a nossa vida como peças de um sistema ilusório.
Thomas Anderson é um hacker com o codinome de Neo. Ele vive na sociedade fazendo seu papel como unidade de um grande conjunto. Mas ele sente algo diferente de todos: algo que mostra que a vida que todos vivem não está certa.


As dúvidas de Neo sobre a existência de algo chamado Matrix e a perseguição de um terrorista chamado Morpheus levam-no a se encontrar com a verdade que ele sempre procurava para entender porque o mundo estava tão estranho. Só que os agentes de Matrix estão por todos os lugares que se olha e procuram Neo que é chamado por Morpheus de The One (O escolhido).
Neo é apenas um bebê conhecendo a verdade dolorosa sobre a existência de um berço chamado Matrix que esteve em sua volta por toda a vida, mas ao sair dele tomando a pílula vermelha descobre que a liberdade de um enorme povo depende dele e que a realidade é muito pior do que ficar dormindo acordado.
Até onde a fé de uma pessoa pode ir ao acreditar num salvador? O futuro é instável ou nós apenas precisamos entender nossas decisões? A comodidade realmente é mais importante do que a luta pela liberdade? O que o amor pode movimentar? O sonho pode ser realidade?
Você vive por você ou pelo sistema? Por você? Pense de novo.


*bullet-time - http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullet-time

Nenhum comentário: